Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Apender a fazer dieta é como aprender a jogar tênis...

Vamos supor que você decida aprender a jogar tênis. Você sabe que não dá para pegar a raquete e ganhar o jogo. Você precisa de um técnico, alguém que lhe ensine exatamente o que fazer. É importante também uma postura mental adequada. Você precisa saber que o aperfeiçoamento da habilidade de jogar tênis exigirá tempo, energia e esforço. Com a prática, jogar tênis ficará cada vez mais fácil. Mesmo assim, você não deve ter a expectativa de vencer todas as vezes. Mesmo que seja um ótimo jogador, haverá dias em que cometerá erros. Compreender, de antemão, que fatos assim podem ocorrer facilita o trabalho de lidar com a decepção quando você perde o jogo. 
Imagine se você tivesse expectativas irrealistas: se você verdadeiramente acreditasse que deveria dar conta de aprender por si só a jogar tênis; se você pensasse que fazer aulas e praticar não fosse importante; se você tivesse a expectativa de um desempenho excepcional todos os dias - e que, se não fosse assim então, algo errado deveria estar acontecendo. Você ficaria aborrecido e pensaria: Eu pensei que conseguisse jogar tênis...Eu acho que estava errado...Eu não consigo.  Nesse ponto você poderia abandonar o tênis completamente. 
Os mesmos princípios estão envolvidos na dieta. É possível escolher uma dieta, segui-la corretamente e emagrecer. Mas, em determinado momento, as dificuldades aparecem e, se você não souber o que fazer, vai se sentir desanimado e desistir.    
( Fonte: Pense Magro - Judith S. Beck.)

Um comentário:

Zica disse...

Oi Ramona, td bem?

Eu tb li esse livro. Mto bacana (embora não tenha conseguido ler até o final).

Boa semana!

Bjs